20100604

JUSTIÇA?

Pois, isto é assim... Já não escrevia á imenso tempo por falta de tempo e discurso, mas hoje, por volta das 20:10 isso mudou.
Estava eu no meu sofá, a ver o telejornal, como uma pessoa informada que sou, quando me deparo com uma notícia, que parecia tudo, menos algo que merecia ser anunciado. Qual não foi o meu espanto, quando a comunicação social informa os telespectadores de uma nova e fantástica medida tomada pela nossa querida Ministra da Educação. Pois é, fiquem a saber, estudantes esforçosos que têm os livros não só para os passear, que os nossos colegas que se baldam a torto e a direito, ainda no ciclo, vão agora poder transitar para o 10º ano sem qualquer tipo de esforço e baldar-se no mesmo. Nós, somos obrigados a estudar e eles, de certa forma agora também são não é, afinal vão para o 10º sem quererem, caso contrário não permaneceriam no 8º ano com idade igual ou superior a 15 anos! O problema é este, quem estuda de forma normal e não transita pela "porta do cavalo" tem matérias e matérias para reter e ninguém se preocupa, porém, aos olhos da Ministra, os "marmanjões" que estão no 8º ano, não podem permanecer lá por muito mais tempo, pois poderão ficar com problemas psicológicos e depois nem o 8º nem o 10º!
Não consigo sinceramente entender esta táctica do Ministério da Educação de pôr crianças de 9/10 anos a fazer provas de aferição, sob uma pressão enorme que como é óbvio os desgasta e deixar que acolescentes, já com idade para terem objectivos e juízo, não façam nada, não aprendam as matérias requeridas pelo 8º e 9º ano de escolaridade e sejam submetidos a exames nacionais de 3 anos de aprendizagens. Quer dizer, agora que reflicto sobre o assunto, pelo menos de forma mais aprofundada, acho que a Ministra põe as pobres crianças a fazer as provas, para que quando cheguem ao 8º ano, não necessitem da "porta do cavalo" para transitarem.
Má gestão? Não creio, cheira-me é a ausência de algo. Meus caros, mudámos de "cavalo para burro".
P.s.- Agora com isto, parece-me que não há motivo para existirem mais facilidades como as "Novas Oportunidades".

6 comentários:

  1. eu ouvi esta noticia tambem e parti-me a rir com a minha irmã. É bom saber que o nosso país quer avançar desta forma...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo!
    vou seguir*

    ResponderEliminar
  3. Dão passos a mais à frente, em vez de recuar e seguidamente avançar. É esta a educação que temos :S

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Quando temos os políticos que temos, que podemos esperar? :)
    Enfim...

    Bjs,
    Kipo

    ResponderEliminar